quinta-feira, 21 de julho de 2011

O que é Setor Juventude?


Introdução
Apresentação

A diversidade de carismas, espiritualidades e pedagogia de trabalho juvenil é para nós uma riqueza na Igreja de Jesus Cristo. Quanto mais estivermos convencidos do valor da “unidade na diversidade” mais os nossos jovens se beneficiarão, as nossas comunidades se fortalecerão e a nossa sociedade sentirá a força positiva de uma juventude convicta e entusiasmada pelos verdadeiros valores pregados por Jesus Cristo.
Queremos colaborar com a pluralidade de pastorais, grupos, movimentos e serviços que existem em nossas Igrejas particulares para que trabalhem em conjunto, visando ao bem da juventude, e para que os nossos jovens, econhecidos como sujeitos e protagonistas, contribuam com a ação de toda a Igreja, especialmente na evangelização dos outros jovens.
Organizar uma articulação mais ampla — Setor Juventude — que envolva todas as forças que trabalham com jovens.
Há um aumento da motivação por parte dos jovens ao perceberem que fazem parte de um projeto mais amplo, em que as estruturas participativas
promovem o seu protagonismo, aumentam a motivação e o compromisso. Participando na organização, o jovem se sente sujeito do processo da sua própria educação na fé. O jovem, então, se envolve para evangelizar outros jovens, pelo seu testemunho de vida e pelo anúncio explícito do Senhor Jesus.
(base no documento 85, CNBB, A EVANGELIZAÇÃO DA JUVENTUDE; 193 – 202)
           Recentemente, tem ganhado espaço a discussão sobre a necessidade de criar um Setor Juventude nas dioceses. As motivações são diversas, bem como as reações a favor e contra.
           Este texto é fruto de contribuições diversas que chegaram ao Setor Juventude Nacional desde 2006, por motivação da 44ª Assembléia Geral da CNBB que teve como tema central a evangelização da Juventude. Foram muitas as contribuições que surgiram no esforço de clarear  o entendimento e consolidar o Setor Juventude nas Dioceses. A Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato, em atenção às solicitações das dioceses, preparou este material para aprofundar o tema no primeiro Encontro Nacional dos Acompanhantes Diocesanos de Jovens, tendo sido, anteriormente, encaminhado para apreciação e reações dos bispos responsáveis pelos jovens nos regionais. Esperamos que este texto seja uma boa notícia para toda a igreja e particularmente, para a igreja jovem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário